3 de out. de 2009

Balanço da semana




















A semana foi boa.




Hoje fui fazer os retratos para os documentos italianos. Passaporte e identidade e todo o resto que vou ter que trocar pois agora mudei de nome.
Não exatamente; tiraram um sobrenome já que a lei daqui permite somente aquele do pai, ao menos por enquanto, porque ouvi dizer que estão preparando uma reforma na lei para poder dar também o nome da mãe às crianças.

Quando fui fazer o juramento, a secretária do comune (prefeitura) ficou cheia de dedos quando teve que falar da perda do meu sobrenome, coisa que já sabia e que nunca pensei que fosse um problema (somente pela chatice de refazer os documentos). Depois de meia hora explicando as leis e contra-leis, contou que uma brasileira deu um chilique quando soube que iria perder o sobrenome da mãe, gritou, chorou e o escambau. Aí eu lembrei que uma vez estava lendo um fórum de estrangeiros e tinha uma pessoa (também brasileira) que dizia ter desistido de pegar a cidania por causa disso! Falou que iria ter uma forte crise de identidade e que se sentia mal somente em pensar que não teria mais um sobrenome.
Bah... isso faz parte daquelas coisas que não me importam mas não consigo entender.




"Isso não vai acabar bem"















Hoje vi em alguns sites americanos a foto de mal augúrio para a realização das Olimpíadas no Rio.
Vou aproveitar. Americano com inveja do Brasil não é todo dia não!
Que se rodano!





Negra, puta e fedorenta


















Hoje, voltando da 'cidade', estava para entrar no onibus quando percebi que não conhecia o motorista e ainda por cima não tinha quase ninguém dentro, coisa estranha para o horário. Na dúvida, antes de carimbar a passagem perguntei se aquele era o onibus que passava na minha rua, no que ele respondeu com muita ironia e falando entre os dentes, mas nem liguei e fui sentar. Olha, se eu fosse me importar com gente que fala cuspindo setas iria acabar ficando como eles e prefiro deixar que se afoguem na própria bílis. Adoro ver gente se auto-destruindo de raiva.

Quando sentei (bem atrás dele), continuou uma conversa com uma senhora no primeiro banco de um jeito muito alterado, falando alto e batendo o punho no volante. O papo era que ele, antes que eu entrasse, havia quase atropelado uma mulher e que a mesma gritou com ele mesmo estando fora da faixa de pedestres (isso é o que ele diz). Mas a coisa que tinha deixado ele muito danado, parecia ser o fato que esta pessoa fosse negra.
Bem, quem já leu meu blog de antes, onde eu falava mais da minha vida aqui, após quase 20 anos conto nos dedos de uma mão as vezes que fui vítima de preconceito por ser estrangeira. Quando cheguei, tinham pouquíssimos estrangeiros e de preto então, nem sonhar. Eu tinha grandes crises de abstinência de crioulo (hahahahaha daqui a pouco começam a dizer que não sou politicamente correta) e ainda por cima o pessoal daqui dizia que eu era "di colore" mas a maioria das pessoas tinha curiosidade mais do que preconceito. Por isso, achei muito estranho e de péssimo gosto escutar o sujeito falando daquele jeito da mulher e estou aqui pensando que talvez muito mais pessoas pensam como ele mas não dizem em público.

Bom, o que sinto vale mais ou menos um tratado e não quero enfadar ninguém mas eu sempre neguei e vou negar que o título de 'cidade racista' que colocaram na minha cidade é verdadeiro - mesmo sendo o berço da Liga Lombarda (que quem quiser saber o que é clique aqui). Como em todo lugar, aqui tem gente de todos os tipo. Até as boas.

Voltando ao motorista, segue o diálogo enquanto ainda está fresco:


Motorista:
- A coisa que mais detesto é mulher mal-educada. Se fosse um homem, ainda vai lá... ainda por cima negra! Se eu pudesse queimaria eles todos, mas é crime.
Senhora sentada no banco da frente:
- Hahaha! Não pode!
M.:
- Iria cometer crime contra a ecologia! Ninguém iria aguentar o fedor. "Aquela ali" tinha é que tomar um banho com água sanitária antes de falar comigo!
S.:
- E eles tomam banho? Hahahahaha
M.:
- 'Eles' estão aqui e se acham donos da cidade, não? Daqui a pouco começam a expulsar os italianos. Onde quer que você vá tem mais extra-comunitários que italianos, a cidade foi invadida! Tinham mais é que ficar onde estavam, no meio do lixo.
Sabe, na frente da minha casa moram duas famílias e as mulheres são todas putas. Só querem saber de foder (desculpe o palavrão) e cagar filhos, três, quatro, cinco... Uma vergonha!

S.:
- 'Aquelas' com o véu na cabeça são as piores. Quem sabe o que tem tanto prá esconder.
M.:
- Não duvido que daqui a pouco explodam tudo por aqui, como fizeram com as Torres Gêmeas. Tem mais é que não deixar entrar essa raça de porcos.
S.:
- Hahahaha! Mas eles nem comem carne de porco!


Depois começaram a falar de outras coisas e eu tinha que descer.

REPETINDO: é a primeira vez que escuto uma pessoa falar assim perto de mim. Isso aqui daria uma boa denúncia! Lógico que nem pensei em entrar na conversa e descer ao seu nível (isso é preconceito?) até porque uma das poucas coisas que acho que entendi ao me relacionar com os seres humanos é que quando um é idiota, é idiota. Não vai ser uma repreensão de 5 minutos que vai fazer ele mudar de idéia.
Quando contei para meu marido ele ficou furioso porque eu não falei nada.
Mas vou ter tempo de ver ele de novo e dessa vez, aqui na lavanderia. Todos os motoristas da linha que passa na minha rua lavam a roupa aqui. Mais cedo ou mais tarde ele vai aparecer.

Le previsioni sono di cazzi amari.